Estrutura Pedagógica

Direção Pedagógica

A Direção Pedagógica do Colégio Vila Militar Unicampo trabalha em conjunto com a Direção Militar, e a ela cabe a gestão dos serviços escolares, no sentido de garantir o alcance dos objetivos educacionais da Instituição de ensino, defi­nidos no Projeto Político-Pedagógico. Compete elaborar as diretrizes específi­cas da administração da Instituição, em consonância com as normas e orientações gerais emanadas da Secretaria de Estado da Educação; elaborar o Calendário Escolar juntamente com a Direção Militar; instituir grupos de trabalho ou comissões encarregados de estudar e propor alternativas de solução para atender os problemas de natureza pedagógica, administrativas e situações emergenciais; solicitar à Secretaria de Estado da Educação, alterações na oferta de ensino prestada pela Instituição, extinguindo ou abrindo cursos; propor à mantenedora, a implantação de experiências pedagógicas ou de inovações de gestão administrativa; coordenar a implementação das diretrizes pedagógicas emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; cumprir e fazer cumprir a legislação em vigor, comunicando à Direção Militar, à Secretaria e à Equipe de Apoio sobre: reuniões; encontros; grupos de estudo; outros eventos. Além disso, é responsável pela coordenação e apoio à ação reflexão-ação do trabalho didático-pedagógico visando ao melhor e mais e­ficiente desempenho do processo de ensino e aprendizagem mediando os fenômenos pedagógicos e administrativos e de sua interdependência como coordenar os encaminhamentos pedagógicos e administrativos, assessorar, acompanhar, avaliar e controlar as ações pedagógicas escolares; buscar parcerias para o atendimento educacional especializado; construir em conjunto com a Direção ações de implementação do Projeto Político-Pedagógico; manter a comunidade escolar informada sobre a legislação de ensino; cumprir a fazer cumprir a legislação vigente, comunicando à Direção Militar as irregularidades veri­ficadas na Instituição aplicando as medidas cabíveis no âmbito de sua competência; participar sempre que convocado, juntamente com os professores nos cursos de formação continuada, encontros seminários e outros eventos; responsabilizar-se pela defi­nição do Calendário Escolar, organização das classes, do horário semanal e distribuição de aulas; convocar e presidir as reuniões de Conselho de Classe; organizar no processo de seleção de professores, responsabilizando-se pela orientação e capacitação quanto às normas internas e o Projeto Político-Pedagógico. Atua na gestão pedagógica e da instituição, sendo responsável pela promoção de iniciativas para melhor desenvolvimento das atividades educacionais, estabelecimento de calendário anual, planejamento estratégico, dirige a elaboração/execução/revisão dos Projeto Político Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica Curricular (PPC), Regimento Interno (RI) e Regimento Escolar (RE) ouvindo todos os atores da vida do Colégio. Também atua como mediador em conflitos e conduz reuniões de conselho de classe, pais e alunos. E, além disso, está em contato direto com o corpo docente para auxílio didático/pedagógico, pois tem amplo conhecimento da legislação educacional.

Direção Militar

A Direção Militar do Colégio Vila Militar Unicampo trabalha em conjunto com a Direção Pedagógica, cumpre e faz cumprir as ordens emanadas da Diretoria de Ensino/AVM, no tocante a atos e determinações da Diretoria Executiva/AVM quanto à Educação Militar e cumprimento ao Contrato de Parceria; Dirige e comanda a Unidade CVM em todos os aspectos que visem ao cumprimento de normas e políticas educacionais sob a ótica do Ensino Militar e de sua execução exclusiva por militares contratados; Orienta, coordena, fiscaliza e controla as atividades dos
militares nas funções de Supervisores de turmas e turnos; Orienta, coordena,
fiscaliza e controla as atividades docentes e discentes, individualmente ou em
grupo, nos eventos, desfiles e demais atividades institucionais; Interage com todos os setores e diretorias de sua Unidade CVM quanto a questões pedagógicas, financeiras e administrativas, participando de reuniões, projetos e questões relativos à sua função de diretor-comandante da Unidade CVM, considerada a unidade de comando que deve existir num estabelecimento de ensino com Educação e Filosofia Militares; e, representar e faz-se representar em todas as atividades de que participem os corpos docente e discente da Unidade CVM.

Coordenação Pedagógica

A Coordenação Pedagógica é responsável pelo acompanhamento das atividades de Orientação Educacional, de Assessoria do Atendimento Educacional Especializado, de Conselho de Classe, de Assistência Social, do Corpo Docente, no tocante a supervisão, orientação e articulação destes serviços no atendimento aos alunos considerando os fatores biopsicossociais. Deve participar da elaboração do plano anual de atividade de atividades do Colégio Vila Militar; organizar o serviço sob sua responsabilidade, a ­m de que possa garantir a coordenação, assistência e controle do Corpo Docente no desempenho de suas funções; promover estudos para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido no processo ensino-aprendizagem; supervisionar o trabalho docente no tocante ao cumprimento da Proposta Pedagógica Curricular; participar da defi­nição de critérios para organização das classes e do horário das aulas; propiciar condições para participação efetiva de Orientação Educacional e de Atendimento Educacional Especializado estabelecendo uma unidade de esforços, a ­m de que a educação se processe qualitativamente; atuar no desenvolvimento do currículo, assegurando o relacionamento e a ordenação dos conteúdos de modo subsidiar o processo de ensino/aprendizagem; dinamizar o processo educacional e promover melhoria qualitativa do ensino; acompanhar o controle dos rendimentos escolares dos alunos, analisando as causas de aproveitamento insufi­ciente, bem como atuando junto aos alunos e pais, no sentido de analisar os resultados obtidos, com vistas à melhoria da aprendizagem; coordenar o processo de elaboração do Plano de Trabalho docente a partir da Proposta Pedagógica Curricular de modo a assegurar o efetivo processo de ensino/aprendizagem o qual será verifi­cado a partir dos índices de avaliação dos alunos, do acompanhamento de egressos, de consultas e levantamentos junto à comunidade; orientar o Corpo Docente no planejamento e desenvolvimento de estudos de recuperação e de adaptação; assessorar as atividades pedagógicas e extraclasse, realizadas no colégio; coordenar o processo de seleção dos materiais didáticos e a aquisição de material técnico pedagógico; assegurar o assessoramento ao docente quanto à flexibilização, adaptação, metodologia e avaliação curricular dos alunos com necessidades de atendimento educacional especializado; auxiliar no assessoramento da implementação dos programas de ensino e dos projetos pedagógicos desenvolvidos no colégio; supervisionar e revisar o processo de elaboração das provas; orientar, acompanhar e veri­ficar periodicamente os Livros Registro de Classe; participar do Conselho Escolar, subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar; participar da organização pedagógica da biblioteca, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura; acompanhar a evolução dos alunos, garantindo que todos aprendam os conteúdos a que têm direito, o que inclui ter conhecimento dos resultados das avaliações educacionais aplicadas na escola; levar em consideração o desempenho do aluno, e solicitar aos responsáveis, avaliação técnica especializada de profissionais quali­ficados que possam emitir laudos com as reais condições de aprendizagem do mesmo.

Atendimento Educacional Especializado

O professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado tem como atribuições identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; orientar o corpo docente quanto ao atendimento indicado aos alunos com necessidades educacionais especiais; orientar os encaminhamentos pedagógicos dos alunos com necessidades educacionais especiais entre os profissionais que atendem o aluno fora do colégio e o Professor da classe comum; organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais; acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum bem como em outros ambientes do colégio; orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, tais como as tecnologias da informação e comunicação; a comunicação alternativa e aumentativa; a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens; as atividades de orientação e mobilidade; estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares; instrumentalizar o corpo docente com estratégias inovadoras de ensino/aprendizagem que contribuam com a formação dos alunos no tocante a estratégias lógicas e a interdisciplinaridade; dar assistência ao aluno com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades /superdotação no que diz respeito à adaptação e flexibilização curricular, avaliação e metodologias; coletar e sistematizar todos os dados que permitam o estudo individual dos alunos; avaliar caso a caso o aluno para determinar condições físicas e/ou metodológicas para atendê-lo nas suas necessidades específicas; elaborar e executar Plano de Atendimento Educacional Individualizado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; elaborar, em conjunto com a Coordenação Pedagógica e o Professor da classe comum o Plano do Atendimento Educacional Individualizado; elaborar, em conjunto com a Coordenação Pedagógica e o Professor da classe comum o cronograma para o Atendimento Educacional Especializado.