Ensino Médio
Apresentação
O Ensino Médio prepara o adolecente para participar de uma sociedade complexa, como a atual e por isso requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida. É o desafio que se tem pela frente no Colégio Vila Militar. O planejamento e o desenvolvimento orgênico do currículo superam a organização por disciplinas estanques. A integração e a articulação dos conhecimentos, em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização, contribuem para um aprendizagem significativa, acatando as orientações de aprendizagem militarizada.
Matriz Curricular
Matriz Curricular de Acordo com a LDB – 9394/96
– Serão ofertados cinco dias da semana, no período matutino, com 6 aulas de 45 minutos por dia; e, dois
dias da semana, no período vespertino, com 4 aulas de 45 minutos por dia.
– (*) A disciplina de LEM Espanhol é de oferta obrigatória, porém facultativa ao aluno.
Sistema de Avaliação
A construção do saber em um sentido bastante amplo só será significativa à medida que o estudante conseguir estabelecer uma relação não arbitrária e substantiva entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, em um processo de articulação dos significados. A ação educacional do CVM-UNICAMPO tem como objetivos gerais em sua proposta avaliativa:
- Permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegure um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;
- Propiciar ao aluno a busca e a pesquisa continuadas de informações relevantes;
- Desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os, pois, a aprender para a vida e não mais, simplesmente, para fazer provas;
- Preparar o aluno para refletir e compreender os fenômenos e não, meramente, memorizá-los;
- Capacitar o aluno à absorção de pré-requisitos fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não de conhecimentos supérfluos que se encerrem em si mesmos;
- Estimular o aluno para a saudável prática de atividade física, buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte;
- Despertar vocações para a carreira militar, caso o estudante assim deseje.
- As avaliações ocorrem de maneira natural devido à conscientização sobre a importância do objeto de estudar ser constante.