Ensino Fundamental II

Apresentação

O Ensino Fundamental no Colégio Vila Militar Unicampo aborda os ensinamentos de maneira coerente com a realidade, organizada de acordo com a orientação militarizada, e exige uma forma significativa e contextualizada de trabalho. A aprendizagem significativa requer intensa atividade e envolvimento da criança e do adolescente em qualquer etapa da educação básica e em qualquer idade.
Há uma preocupação em respeitar conceitos e experiências anteriores, conhecimentos historicamente acumulados, somados à construção de novos conhecimentos.

Matriz Curricular

Matriz Curricular de Acordo com a LDB – 9394/96

– Serão ofertados cinco dias da semana, no período matutino, com 6 aulas de 45 minutos por dia; e, dois
dias da semana, no período vespertino, com 4 aulas de 45 minutos por dia.
– (*) A disciplina de LEM Espanhol é de oferta obrigatória, porém facultativa ao aluno.

Sistema de Avaliação

A construção do saber em um sentido bastante amplo só será significativa à medida que o estudante conseguir estabelecer uma relação não arbitrária e substantiva entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, em um processo de articulação dos significados. A ação educacional do CVM-UNICAMPO tem como objetivos gerais em sua proposta avaliativa:

• Permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegure um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;
  • Propiciar ao aluno a busca e a pesquisa continuadas de informações relevantes;
  • Desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os, pois, a aprender para a vida e não mais, simplesmente, para fazer provas;
  • Preparar o aluno para refletir e compreender os fenômenos e não, meramente, memorizá-los;
  • Capacitar o aluno à absorção de pré-requisitos fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não de conhecimentos supérfluos que se encerrem em si mesmos;
  • Estimular o aluno para a saudável prática de atividade física, buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte;
  • Despertar vocações para a carreira militar, caso o estudante assim deseje.
  • As avaliações ocorrem de maneira natural devido à conscientização sobre a importância do objeto de estudar ser constante.